sexta, 28 de abril / 2017

   O Curso de Ciência da Computação da PUC Minas em Poços de Caldas é o único representante mineiro classificado para a etapa final nacional da 15º edição do Imagine Cup, evento mundialmente conhecido como a Copa do Mundo da Computação, promovido pela Microsoft, que este ano acontece de 15 a 18 de maio, em Fortaleza-CE.

   A equipe Appoint que representará a Universidade no evento é formada pelos alunos Guilherme Guimarães Vieira e Guilherme Augusto Germinari dos Santos. O projeto desenvolvido é um aplicativo que reúne diferentes estabelecimentos de entretenimento, tais como campos e quadras de futebol, campos de paintball, pistas de kart, cinemas, teatros, eventos culturais entre outros, e permite a reserva de horários nesses locais e pagamento online 24h por dia. O aplicativo permite a facilidade de agendamento, pagamento, cancelamento, background de informações sobre estabelecimentos e a procura por diversas opções de diversão. Além disso, o usuário contará com lembretes sobre o dia do agendamento e fará tudo de forma simples e sem burocracias. Também será permitido fazer avaliações sobre o estabelecimento (que ficará sempre visível nas buscas realizadas) e futuramente criar grupos de agendamento que permitam dividir o valor entre todos os integrantes, sem que haja qualquer necessidade de pagamento no local. Do outro lado, estão os donos dos estabelecimentos que formam o segundo grupo de pessoas beneficiadas com o Appoint. Para esse público a proposta é ressaltar a gestão dos agendamentos, gestão financeira do negócio, diminuição de cancelamentos em cima da hora, maior proximidade e contato com o cliente, entre outros. Como modelo de monetização foi pensado uma mensalidade acessível ao dono do estabelecimento e/ou uma porcentagem de participação nos agendamentos realizados, dessa forma não seria necessário cobrar os usuários pela utilização do aplicativo. O modelo de negócios é aplicável a todo estabelecimento que faça agendamentos em qualquer parte do mundo.

   Para o professor Will Ricardo dos Santos Machado, orientador do projeto, a classificação para a etapa final nacional atesta a qualidade do Curso de Ciência da Computação no Campus, assim como as quatro estrelas do Guia do Estudante, a excelente qualificação do corpo docente da Universidade, a existência de um Centro de Inovação Microsoft (MIC) dentro da Universidade e a parceria existente com diversas empresas locais da área de Tecnologia da Informação (TI). “Sem dúvida alguma esta classificação valoriza muito o trabalho que vem sendo realizado pelo curso, mostrando aos alunos que a formação que eles recebem na Universidade possibilita que tenham totais condições de desenvolverem trabalhos grandiosos e concorrerem em nível de igualdade com alunos de qualquer outra universidade renomada na área de TI. Acreditamos que nosso projeto tem grandes chances de se classificar para a final mundial”, diz.

   Na etapa final as equipes devem se esforçar ao máximo para mostrar bons resultados e o marketing é o grande aliado. Sendo assim, vale time uniformizado, brindes para jurados, banners, vídeos, entre outras ideias que chamem a atenção da banca. Serão sete jurados por banca: startups, jornalistas e especialistas técnicos. Haverá também o prêmio “Escolha Popular”, quando as equipes deverão mobilizar suas instituições, comunidades, amigos e redes sociais para a votação. Cada time terá uma hashtag que será sempre usada com #ImagineCupBR, e assim valerá compartilhamentos, curtidas das fotos na fanpage e as atualizações no Twitter. O aluno Guilherme Guimarães Vieira explica que a preparação tem sido bastante intensa. “Temos um cronograma apertado para fazermos melhorias em nosso protótipo, pesquisas de mercado para gerarmos indicadores consistentes para as apresentações e treinamentos para conseguir passar da maneira mais simples e direta os benefícios e diferenciais do aplicativo. Nosso maior desafio está sendo conciliar trabalho, faculdade e startup, mas estamos bem focados e confiantes”, afirma.

A competição

   A Imagine Cup envolve estudantes de todo o mundo, com idade a partir de 16 anos. Em grupos, criam e desenvolvem aplicativos, jogos e soluções que podem mudar o cotidiano das pessoas em seus diferentes ambientes de vivência. Também é a oportunidade para jovens que queiram fundar algo inovador na área da tecnologia. Na última edição, o evento reuniu 1,7 mil competidores representados por 245 equipes. Cerca de 60% dos projetos finalistas da competição tornam-se startups logo no primeiro ano. Para o aluno Guilherme Augusto Germinari, participar do evento com um projeto inovador significa muito. “Eu sempre acreditei no Appoint e agora que somos finalistas da etapa nacional provamos pra nós mesmos que o projeto tem um potencial gigante. Estou ainda mais convencido que nossa ideia será realidade e muito bem sucedida. A sensação é que o sonho está cada vez mais perto”, conta.

   A final mundial acontecerá no mês de julho, em Seattle, nos Estados Unidos, onde está a sede da companhia. O vencedor global ganhará convite para a Microsoft Build 2018, conferência de desenvolvedores, uma mentoria exclusiva do CEO da Microsoft, Satya Nadella, e 100 mil dólares. Mais informações sobre o aplicativo, http://www.appointweb.com e https://www.facebook.com/appointweb/ e a hashtag usada para torcer ou mencionar algo sobre o aplicativo da equipe mineira no Twitter e no Facebook é #appoint e #ImagineCupBR.

 

 

 

 


Conecte-se a PUC        

Fale com a gente

Av. Pe. Cletus Francis Cox, 1.661 – Jardim Country Club
37.714-620 – Poços de Caldas – Minas Gerais

Telefone: (35) 3729-9200